Blog

Três dicas para alavancar sua carreira como advogado

O mercado de trabalho é um setor onde a concorrência nunca dá trégua. Se é difícil para os profissionais veteranos manterem a competitividade, o que dizer dos profissionais novatos. Um fato é certo tanto para veteranos quanto para novatos: é preciso ter um diferencial, algo que o destaque em meio à multidão.

Confira em nosso post três excelentes dicas para alavancar a sua carreira de advogado!

CONECTE-SE

O exercício da advocacia exige um contato constante com pessoas, saber se relacionar é fundamental para decolar a carreira de advogado. Os relacionamentos tanto ajudam na captação e manutenção de clientes quanto na construção de uma boa network.

Infelizmente tem sido comum ver muitos profissionais se fecharem em seus próprios círculos e perderem excelentes oportunidades de evoluírem profissionalmente. Então, procure participar de seminário, eventos, encontros, desenvolver parcerias e manter sempre uma prospecção ativa de clientes.

Advogado, lembre-se: conecte-se ao mundo, às pessoas, à vida.

PROATIVE-SE

A proatividade no ambiente de trabalho, segundo Meiry Kamia, remete ao comportamento extrapapel em que o profissional busca, de modo espontâneo, por soluções antecipando-se aos problemas da rotina laboral com foco no alcance das metas a longo prazo.

Então, a capacidade de tomar a atitude correta, de prever e resolver problemas antes do solicitado coloca o advogado num patamar acima da média dos seus pares. A entrega de bons prazos e serviço meticuloso aos clientes e colegas, a leitura constante (não apenas leitura jurídica) e a ampliação dos conhecimentos em geral agregam positivamente à imagem profissional e pessoal do advogado.

Não podemos deixar de falar também sobre a organização: manter a ordem no escritório, arrumar os papéis e programar a agenda permitirá ao advogado ter mais tempo de qualidade para atender suas prioridades em um ambiente mais agradável.

ATUALIZE-SE

A aprendizagem não se conclui com a conclusão da graduação ou com a aprovação na OAB. O processo de aprendizagem deve fazer parte da rotina de qualquer área profissional. É preciso manter-se motivado, pesquisando sempre por novidades e adquirindo mais conhecimento.

Os novos conhecimentos podem ser adquiridos através de cursos de especialização, pós-graduação, programas de reciclagem profissional e etc. Manter-se em posição de destaque diante da multidão não é algo fácil, mas o Direito está passando por grandes mudanças provocadas pelas inovações digitais. Há muito conhecimento a se adquirir e muitas habilidades a serem aprendidas no Direito 4.0.